Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (22), o prefeito de Petrolina, Simão Durando, apresentou um balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão e anunciou uma série de ações e investimentos nas áreas de educação, saúde e assistência social. O principal destaque ficou por conta da confirmação de um concurso público do município, com mais de 800 vagas, principalmente para a área da educação.
“Nós vamos ter esse ano o maior concurso público da história de Petrolina na educação. É oportunidade de trabalho, é oportunidade da gente ampliar cada vez mais a rede educacional.”, afirmou o prefeito.
De acordo com Simão Durando, o concurso público contemplará 800 vagas para professores, além de cargos para secretários escolares e psicólogos, fortalecendo a estrutura das escolas municipais e ampliando o atendimento à comunidade estudantil.
“Então você que está aguardando a oportunidade para um concurso público, pode ficar ligado. Daqui a pouquinho nós estamos anunciando o edital para o maior concurso da história.”
Educação em destaque
Ainda na área da educação, o prefeito destacou a entrega de duas importantes escolas de tempo integral: a Escola Municipal de Educação Infantil Rui Amorim, no bairro Henrique Leite, e a Escola Municipal Infantil no bairro Nova Petrolina.
“Vocês podem observar, a gente tem um compromisso do nosso plano de governo de entregar nos próximos 4 anos mais 15 escolas em tempo integral. Nós vamos atingir esse número já no ano que vem.”
Além disso, foi anunciado o avanço na distribuição de fardamento escolar e novos programas voltados ao fortalecimento da educação pública.
Saúde com ampliação de atendimentos
Na área da saúde, o prefeito destacou a realização de mais de 24 mil procedimentos em 5 meses, entre consultas especializadas, cirurgias e exames. Uma das marcas da gestão foi a criação do primeiro núcleo municipal de fisioterapia, instalado no próprio hospital público.
“Pela primeira vez nós temos fisioterapia em nossos prédios públicos municipais, lá no hospital municipal, chegando perto de quem precisa.”
Também foram lançadas licitações para a construção de novas unidades de saúde nos bairros João de Deus e São Gonçalo. Em paralelo, a prefeitura está reformando postos já existentes, como o do Serrote do Iruçu, demanda antiga da população.
Avanços na Assistência Social
O prefeito apresentou ainda novos programas sociais, como o Petrolina Acolhe, o Novo Começo, a Casa Azul e o Petrolina Inclui, com foco em garantir assistência contínua à população em situação de vulnerabilidade.
“Esses programas não são apenas emergenciais ou para este ano. São programas que chegaram para ficar e ajudar aqueles que mais precisam na cidade de Petrolina.”
Simão também destacou o investimento de R$ 3 milhões na aquisição de medicamentos para abastecimento da rede pública municipal:
“Eu rodo muito nos postos de saúde, e a população me dizia: ‘Prefeito, tá faltando medicamento’. Isso me incomodava profundamente. Fomos atrás dos recursos, com o apoio do deputado Fernando Filho e do deputado estadual Antônio Coelho, e hoje estamos reabastecendo nossa central de medicamentos.”