O prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro acaba de passar por audiência de custódia, onde foi concedida a liberdade provisória dele mediante o cumprimento de medidas cautelares e o pagamento de fiança fixada em 100 salários-mínimos. O prefeito foi preso ontem (17), em flagrante, por furto de água do Projeto de Transposição do Rio São Francisco para o seu sítio particular. De acordo com a PF, o Mandado de Busca e Apreensão no Sítio Mulungu, que pertence a Clebel Cordeiro, foi expedido pelo juiz da 20ª Vara Federal de Salgueiro.
As medidas impostas para a liberdade provisória do prefeito são:
*Firmar compromisso de comparecimento pessoal a todos os atos do processo;
*Proibição de frequentar a gleba da União;
*Não proceder à mudança de endereço, sem prévia comunicação à autoridade judiciária,
*Não se ausentar do domicílio de sua residência, sem comunicar previamente a autoridade o lugar onde poderá ser encontrado;
*Comparecer pessoal, e a princípio, mensalmente, à sede da 20ª Vara Federal/PE, a fim de informar e justificar suas atividades, a começar do mês de janeiro de 2020.
Segundo a nota da Justiça Federal em Pernambuco, o descumprimento injustificado das medidas impostas implicará a decretação de prisão preventiva do prefeito. De acordo com a juíza federal Aline Soares Lucena Carnaúba, “as pesquisas preliminares não indicam que o prefeito possui antecedentes criminais e que a prisão não se faz necessária como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, posto que ambos possuem endereço informado nos autos”.
Entenda o caso
O prefeito do município de Salgueiro, Clebel Cordeiro (MDB), preso em flagrante na terça-feira (17) por furto de água do Projeto de Transposição do Rio São Francisco para o seu sítio particular. No local, os policiais constataram que na propriedade estava havendo a retirada de água da barragem do canal do São Francisco, através de bombas elétricas e que o terreno também estava avançando dentro da propriedade da União. Todo material utilizado para realizar o bombeamento da água foi apreendido.
Clebel Coreiro, que estava no sítio, foi preso em flagrante e levado para a Delegacia da PF, onde foi autuado pelos crimes invasão de terras da União com intenção de ocupá-las, que tem pena de 6 meses a 3 anos de detenção, e furto de água, com pena de 1 a 4 anos de reclusão.
Confira a nota completa da assessoria de Clebel Cordeiro
Vamos ao fatos. Na verdade, a transposição invadiu a propriedade do Prefeito de Salgueiro, essa área não foi devidamente indenizada durante a desapropriação; a irrigação que foi feita ficava dentro da cerca que limita suas terras, inclusive abastecendo de forma natural as barragens que lá existem.
Não houve absolutamente nenhum deslocamento da irrigação à áreas externas a sua propriedade.
Há todo o levantamento topográfico e documentos escriturários necessários para comprovar a realidade dos fatos.
O Ministério da Integração já tinha realizado uma visita e tomado conhecimento da invasão feita pela transposição nas terras do Sítio Mulungu, propriedade de Clebel Cordeiro.
Por fim, Clebel acredita que a justiça será feita.
É preciso que a população de Salgueiro saiba que a denúncia partiu de pessoas da oposição, que não encontrando nada que pudesse atingir Clebel na gestão da Prefeitura, armaram essa denúncia e estão tentando tirar proveito eleitoral do fato, mas nada como um dia após o outro, o povo é sábio e e dará a resposta na hora certa, pois todos conhecem o empresário, o desportista, o homem de família e amigo Clebel Cordeiro.