Reconhecido como um dos mais notórios artesãos de Petrolina Roque Gomes “Santeiro” faleceu neste domingo (08). O prefeito Simão Durando emitiu nota de pesar, destacando a importância do trabalho artístico de Roque Santeiro para a cultura da região. Confira:
“Petrolina perdeu um dos grandes nomes da nossa cultura e da nossa identidade artística. O artesão Roque Gomes da Silva, conhecido como Roque Santeiro, nos deixa neste domingo, 08, levando consigo uma história construída com talento, fé e amor pela arte.
Roque foi mais que um artesão. Foi um verdadeiro patrimônio cultural, referência no Vale do São Francisco e no Brasil. Natural de Afrânio (PE), encontrou em Petrolina o espaço para criar e deixar sua marca, tornando-se um mestre reconhecido e admirado.
Integrante da Oficina do Artesão Mestre Quincas, Roque ajudou a fortalecer o artesanato local, inspirando gerações e elevando o nome de Petrolina no cenário cultural.
O legado de grandes mestres não se perde. Roque Santeiro deixa uma herança imensurável para a cidade: arte, memória, fé e identidade, eternizadas em cada peça criada por suas mãos. Neste momento de dor, me solidarizo com seus familiares, amigos, artesãos e com todos os petrolinenses que hoje sentem essa perda.”
Simão Durando
Prefeito de Petrolina
Petrolina, 08 de fevereiro de 2026.



