Durante entrevista ao Nossa Voz na manhã de hoje (01), o prefeito de Petrolina, Simão Durando, externou sua preocupação quanto a falta de medicamentos nas unidades de saúde, entretanto, ressaltou que a situação está presente em todo o país. De acordo com Durando, a falta de matérias primas tem gerado o desabastecimento.
“Está existindo uma falta grave de medicamentos em todo o Brasil, não é só em Petrolina, porque estão faltando os insumos para a fabricação desses medicamentos. Então, estamos correndo atrás o quanto antes, mas estamos na dependência. O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco soltou uma nota indicando que em várias cidades, não só em Pernambuco, mas no Brasil todo há essa falta dos medicamentos”, destacou.
Respondendo ao questionamento feito por uma ouvinte, que relatou ter sido vítima de mau atendimento em uma unidade de saúde, o prefeito lamentou e assegurou estar providenciando medidas que reverterão esses casos. “Tem muitas reclamações surgindo e a gente vai corrigir isso aí porque as pessoas que estão lá tem a missão de atender bem”. Sobre as desmarcações de consultas ocorridas na rede municipal de saúde, ele revela que há médicos do quadro positivados para covid 19 e pediu a compreensão da população por se tratar de medidas de biossegurança. ” Tem alguns médicos que também estão contraindo covid e com isso vem esse contratempo de cancelar os atendimentos consultas. Então, eu queria pedir, só em relação a parte dos médicos, essa compreensão”.
Durando também reconheceu a demanda reprimida de exames e por isso deve confirmar nos próximos dias um mutirão para a realização desses procedimentos na cidade. “A gente vai fazer também, porque com esse grande agravamento de dois anos que tivemos com a pandemia, acumulou novamente a fila de exames. Faremos um grande mutirão ainda este mês e lançaremos com exames de imagens, ultrassonografias ressonância. A nossa intenção é zerar a fila”.
Depois disso, a meta será a realização dos mutirões de cirgurgias. “Estamos atentos e correndo atrás de recursos para realizarmos um grande mutirão de cirurgias para zerar a fila em Petrolina. Tínhamos zerado há dois anos com os mutirões que o nosso ex-prefeito, Miguel Coelho, realizou, com cirurgias eletivas, de catarata e também mutirão de exames laboratoriais. E estamos correndo também atrás para que possamos voltar a nossa normalidade”, assegurou.