Com um trabalho de prevenção, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), alerta a população sobre a presença de enxames na zona urbana da cidade. Quando as colmeias são construídas próximas a residências e a retirada é feita de forma inapropriada, pode causar acidentes. Pra evitar que isso aconteça. o SOS Abelhas promove o recolhimento do enxame, essa ação acontece em parceira com a Agência Municipal de Vigilância Sanitária, o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público.
Para a remoção dos insetos, é necessário que o morador, ao identificar a presença do enxame, acione o grupo especializado. O contato pode ser feito através do telefone (87) 3867-4774 ou pela Ouvidoria Municipal, no número 156. O recolhimento acontece no período noturno, horário que as abelhas retornam para a colmeia e estão mais concentradas.
Para o médico veterinário e coordenador do CCZ, Kahel Neves, exterminar abelhas é crime e a retirada dos enxames deve ser feita por equipes apropriadas para evitar acidentes. “Ambientalmente falando, é crime matar abelhas, e por isso ressaltamos os nossos trabalhos junto ao SOS Abelhas com a retirada desses enxames das áreas da zona urbana Ressaltamos ainda que ao recebermos um chamado, realizamos a programação e a retirada é no período noturno, apenas um enxame por dia. O número de retiradas pode ser maior a depender do volume da colmeia, acesso, distância, entre outros fatores”, explica Kahel.
Entre agosto de 2021 e maio de 2022 aproximadamente 700 chamados foram recebidos para remoção de enxames na cidade. Após essa remoção, a colmeia é direcionada para uma associação de criadores de Petrolina. (Ascom PMP)