Mutirão de serviços chega à comunidade com mais de 140 atendimentos gratuitos em saúde, cidadania e lazer
A Prefeitura de Petrolina confirmou nesta semana a realização da 17ª edição do programa Bora Petrolina, que leva mutirões de serviços públicos e privados para diversos bairros da cidade. Desta vez, a ação será realizada na comunidade do São Gonçalo 2, com atendimento também a moradores de bairros vizinhos, como Jardim Imperial, Alto da Boa Vista, Jardim Petrópolis e Parque Massangano.
O anúncio foi feito em entrevista concedida pelo secretário de Governo, Henrique Guerra, e pelo coordenador do programa, Ailton Guimarães.
Henrique Guerra destacou que o Bora Petrolina é uma prioridade da gestão municipal.
“O Bora é uma ação da prefeitura junto com a Secretaria de Governo em parceria com algumas instituições para trazer mais serviços e mais atenção à população, tentando chegar mais perto ainda. É uma determinação do nosso prefeito Simão para que esses atendimentos cheguem mais perto e tragam mais dignidade para a nossa população”, afirmou.
O secretário, que recentemente deixou a Casa Civil para assumir a Secretaria de Governo, também ressaltou os desafios da nova função.
“Sobre a gestão da secretaria, a ideia é sempre fazer a ponte com a Câmara, trazer mais ações dos vereadores para a prefeitura, fazer essa interlocução. Em relação ao Bora, o objetivo é agregar mais serviços, atender a comunidade e, principalmente, escutar as demandas das pessoas”, completou.
Já o coordenador do programa, Ailton Guimarães, destacou a dimensão da edição e o envolvimento de diversos setores.
“Essa já é a 17ª edição do Bora Petrolina e a segunda vez que vamos ao São Gonçalo. A primeira aconteceu em abril de 2023, no São Gonçalo 1. Agora, vamos para a Escola Paulo Freire, e a expectativa é muito grande. A cada edição chegam novos parceiros, e isso fortalece o programa. São mais de 140 serviços que serão ofertados, de atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos e nutricionais até corte de cabelo e orientações jurídicas”, disse.
Segundo ele, a meta é ampliar ainda mais o alcance da iniciativa.
“Só para se ter uma ideia, na última edição tivemos mais de 20 cabeleireiros atuando, e a procura não parava. Além disso, serviços como conserto de celular, emissão de documentos, atendimentos com INSS, Defensoria Pública, cartórios e coleta de sangue têm atraído milhares de pessoas. Já são mais de 230 mil atendimentos realizados em 16 edições. Essa do São Gonçalo está sendo anunciada como a maior já feita”, explicou.
O Bora Petrolina também contará com serviços de manutenção urbana, como limpeza de ruas, poda de árvores e recuperação de calçadas, além da participação da Polícia Militar, Guarda Civil e órgãos de trânsito com ações de segurança e orientação
Ailton reforçou o convite à população:
“A gente chega cedo, às 4h ou 5h da manhã, porque começa com a coleta de sangue. Serão três laboratórios atendendo. É uma oportunidade para resolver demandas antigas de saúde e cidadania em um único dia. O Bora está de portas abertas para receber todos que queiram participar e usufruir dos serviços.”