Como forma de repetir o sucesso do último ano, a Prefeitura de Petrolina anunciou, nesta terça-feira (25), o plano de segurança para o Carnaval 2025. O objetivo é garantir a proteção dos foliões, visitantes e trabalhadores durante a festividade, que promete atrair cerca de 150 mil pessoas durante os quatro dias de festa. O plano, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com as forças de segurança do Estado e secretarias municipais, abrange ações preventivas, patrulhamento intensivo e uma série de medidas emergenciais para enfrentar qualquer eventualidade.
A Operação vai contar com o suporte das instituições que integram o Sistema de Segurança Pública da cidade, como a Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). Durante os dias de folia, a ação vai contar também com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Nos quatro dias de folia, a Guarda Civil Municipal vai atuar com 200 guardas civis, quatro viaturas, a base do micro-ônibus de monitoramento, além da colocação de dois postos de comando, um na Orla e outro na Praça 21 de Setembro. Além de contar com o apoio da equipe do serviço de inteligência. A ideia é desenvolver um trabalho preventivo, que vai atuar com a parceria da Polícia Militar (PM), que disponibilizará cerca de 100 policiais. O evento também terá segurança privada, cerca de 40 homens por dia vão ajudar no monitoramento da festa.
O setor de Disciplinamento Urbano irá dispor de três fiscais e uma viatura em cada dia de festa e 12 homens do Corpo de Bombeiros. Já o SAMU, vai estar de plantão nos polos com uma ambulância e equipe composta de socorrista e motorista. A AMMPLA vai atuar com viaturas, motocicletas e agentes e fiscais de transportes, que devem garantir a segurança de trânsito.