Prefeitura conhece Sistema de Tratamento de Água em comunidades de Sequeiro

0

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, visitou esta semana a comunidade de Inhumas com o objetivo de conhecer os resultados e a instalação final de um Sistema Avançado de Tratamento de Água para Consumo Humano à base de Plasma Frio e Ozônio. A tecnologia tem como finalidade eliminação de impurezas, bactérias e vírus na água, tornando-se uma alternativa para a purificação da água.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e a Wier, empresa especializada em soluções sustentáveis à base de Plasma Frio e Ozônio. Em Petrolina o projeto foi desenvolvido com apoio da Prefeitura Municipal. Os estudos para implantação do Sistema foram iniciados no ano de 2023. Foram montados três sistemas independentes de tratamento de água, sendo um para consumo humano, o segundo para irrigação e o terceiro para consumo animal, que beneficiarão as famílias das comunidades de Inhumas e Volta da Carolina, onde foram implantados.

Segundo o engenheiro e pesquisador, Diego Vitti, existem muitos recursos hídricos no País, mas nem todos são próprios ao consumo humano. “Foi um grande desafio desenvolver um equipamento sustentável, tecnológico, compacto e eficiente que utiliza a peculiaridade de uma água extraída de poço artesiano, tornando-a própria para ao consumo humano. Foram dois anos trabalhando com as famílias em Petrolina e finalizamos agora com o laudo da qualidade da água”, destaca Diego Vitti.

Para a moradora do Sitio Inhumas, Lidiane Barbosa, a finalização do Projeto e a implantação do equipamento traz boas expectativas. “Os nossos são dois sistemas, um para consumo humano e outro para irrigação. Vai nos ajudar bastante porque aqui nós compramos água mineral para beber e cozinhar e água de carro pipa para o banho e outras atividades de casa. Vamos ampliar o reservatório, pois vamos poder melhorar também o plantio com melhoria da qualidade da água”, enfatiza Lidiane Barbosa.

——-

Marco Cerqueira – Assessor de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Rural

Fotos: Ayrton Latapiat