Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semurb), tem realizado diversas ações para alertar a população sobre a necessidade de não jogar lixo em via pública. Uma dessas ações é a blitz ecológica, que orienta os motoristas sobre o descarte irregular de lixo na cidade, que pode causar entupimento de bueiros, alagamentos e poluição ambiental.
Os bueiros são responsáveis por escoar a água da chuva para as galerias pluviais. Quando estão entupidos, a água não consegue escoar e pode causar alagamentos, que danificam casas, comércios e vias públicas. Além disso, os alagamentos também podem provocar a proliferação de doenças, como dengue, zika e chikungunya. A Semaurb, constantemente, realiza ações educativas com a finalidade de conscientizar a população. Além de deixar a cidade feia, a prática é considerada crime ambiental. A pena prevista é de detenção de três meses a um ano, além de multa.
De acordo com o secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, o lixo pode ser carregado pela água da chuva e acabar no rio. “Isso pode prejudicar a vida aquática e contaminar a água que é utilizada para consumo humano. Pedimos a colaboração da população para evitar esse descarte irregular. Os moradores devem depositar o lixo nos locais apropriados, como as lixeiras públicas ou esperar pela coleta. Os motoristas também devem evitar jogar lixo fora do carro”, disse Islédio.
—
Fonte: Ascom PMJ