A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ampliou os serviços prestados no primeiro Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (Cevasf). A partir de agora, os pacientes atendidos no Centro poderão contar com atendimento psicológico, de fisioterapia e ortopedia, com profissionais capacitados com o curso de Equoterapia realizado pela Associação Nacional de Equoterapia.
As terapias com cavalos acontecem na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e visam ajudar na melhora da condição de pacientes que necessitam de desenvolvimento neuropsicomotor, para habilitar ou reabilitar pessoas com deficiências.
O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, ressaltou o empenho da gestão municipal para o fortalecimento do Cevasf. “Este é um novo momento para a implantação da equoterapia na nossa cidade, pois através de muito trabalho, apoio da prefeita Suzana Ramos, e a parceria com a Uneb, a Polícia Militar e a ABAE, conseguimos ampliar os serviços prestados aqui no Cevasf”, disse Fernando Costa.
Atendimento
Para realizar as terapias com cavalos, o paciente ou responsável deve procurar o Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), que é o órgão responsável pela captação e triagem das pessoas que estão aptas a realizarem as sessões. “O Cerpris é a porta de entrada e o filtro dos usuários que necessitam e tenham interesse em ter esse tratamento, que é tão importante e desenvolvido com profissionais altamente capacitados”, explicou a diretora do Cerpris, Verônica Pesqueira.