No último dia 25 de agosto, o Brasil celebrou o Dia Nacional da Educação Infantil, criado em homenagem à médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. A data tem como objetivo reforçar a importância dessa etapa da educação básica, dedicada ao desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos.
Em Juazeiro, o compromisso com a primeira infância é prioridade. A Diretoria de Políticas para a Infância, vinculada à Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), atua para garantir que essa fase — considerada essencial para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e humano — seja vivenciada com qualidade e cuidado.
“O dia 25 é um momento de reflexão sobre a importância de trabalhar o desenvolvimento integral das crianças. Na Seduc, valorizamos a autonomia, o desenvolvimento psicossocial, a interação entre elas e, acima de tudo, preservamos o direito de brincar, que é fundamental para a infância”, destacou Josiane Vaz, diretora de Políticas para a Infância da Seduc.
Primeira Infância em foco
Além do Dia Nacional da Educação Infantil, agosto também marca o Mês da Primeira Infância, instituído pela Lei Federal nº 14.617/23. A iniciativa busca conscientizar a sociedade sobre os cuidados e direitos fundamentais das crianças de 0 a 6 anos, além de incentivar a adoção de políticas públicas e ações da sociedade civil que assegurem o pleno desenvolvimento infantil.
Na rede municipal, a Seduc vem promovendo atividades educativas e lúdicas, reconhecendo a importância do brincar como recurso pedagógico e fortalecendo a Educação Infantil como base para um futuro com mais oportunidades e conquistas para as crianças de Juazeiro.
Investir na Educação Infantil é investir em uma cidade mais justa, humana e preparada para o futuro.
—
Ascom/PMJ