Para garantir a inclusão de crianças com deficiência nas escolas públicas municipais, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), mais uma ação do projeto ‘Incluir na escola’. A atividade foi nesta terça-feira (28) na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Suely Medrado Araújo, localizada no bairro Itaberaba.
“A iniciativa do projeto ‘Incluir na escola’ fortalece, ainda mais, as ações desenvolvidas pela gestão municipal, pois oferece formação para a equipe escolar, incluindo todos os funcionários, que recebem orientações de como atender as necessidades específicas dos alunos com deficiência, incluindo técnicas de ensino inclusivo, uso de recursos pedagógicos, estratégias de adaptação curricular, entre tantas outras que asseguram a inclusão dos nossos estudantes”, declarou a gestora da Emei Maria Suely Medrado Araújo, Tânia Rosa da Paixão Aquino.
A coordenadora do projeto ‘Incluir na escola’, Silvia Lúcia Lopes Benevides, ministrou o momento formativo e falou sobre a ação. “Essa é uma iniciativa interinstitucional, realizada entre a parceria da Uneb, por meio do Núcleo de Aprofundamento em Educação Infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e da Seduc, através do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusivo (Napsi). O objetivo do projeto é dialogar sobre questões relativas à inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência nos espaços escolares, com direcionamentos específicos de conteúdos científicos atuais, unindo saberes acadêmicos à realidade concreta e prática das escolas”, explicou Silvia.
Programação
A programação contou com rodas de conversas com os temas ‘A inclusão das pessoas com deficiência na escola’ e ‘Conhecendo a Síndrome de Edwards Trissomia do cromossomo 18’, além de oficinas com destaque para ‘Literatura inclusiva’, ‘Jogos sensoriais para inclusão’ e ‘Acessibilidade e inclusão no âmbito escolar – explorando conceitos’.