A “Semana pela Luta Antimanicomial”, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), realizou uma série de eventos de conscientização sobre a importância da ressocialização de pessoas com sofrimento mental. O encerramento da ação aconteceu nesta sexta-feira (19) na praça da Bandeira, no centro da cidade.
Entre os dias 15 e 18 de maio, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município ofereceram uma programação, voltada para os usuários do serviço e seus familiares, que incluiu, atividades esportivas, rodas de conversas e oficina de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros.
O “Na rua com o CAPS” foi o evento de encerramento e reuniu profissionais da assistência em saúde mental, usuários do serviço e seus familiares em uma grande celebração pelos direitos e liberdades dos pacientes com doenças mentais. Os participantes puderam aproveitar: aula de zumba, meditação, pintura facial, brincadeiras e um lanche especial. Também aconteceu uma amostra de trabalhos de pesquisas na área Psicossocial e um bazar com produtos feitos pelos usuários dos CAPS`s nas oficinas de geração de renda.
“Os pacientes com adoecimento mental também têm direitos que precisam ser respeitados. Precisamos derrubar preconceitos, estereótipos e conscientizar as pessoas de que eles podem sim viver em sociedade, junto de seus familiares e amigos. O conceito de que estes pacientes precisam viver isolados em instituições precisa ser combatido. A gestão da prefeita Suzana Ramos tem compromisso com a assistência à saúde mental, neste dia 18 de maio, comemoramos o Dia da Luta Antimanicomial com a entrega da sede do CAPS AD completamente requalificada”, disse a diretora da Saúde Mental de Sesau, Ana Ires Almeida.
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
O dia 18 de maio é dedicado à Luta Antimanicomial no Brasil. A data resgata o início do Movimento da Reforma Psiquiátrica, no final da década de 70, que culminou com a lei que prevê o fechamento gradual de manicômios e hospícios.