Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, realizou ‘sala de espera’ para falar sobre o ‘Setembro Amarelo’, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. O ciclo de palestras é para finalizar a programação de ações deste mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município.
A ‘sala de espera’ aconteceu na UBS do bairro Palmares, com a palestra da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf). “A UBS é a porta de entrada dos atendimentos à comunidade. A médica da unidade do Palmares tira um dia do serviço de rotina para fazer atendimento em saúde mental. A partir desse atendimento, a gente identifica a necessidade de conversar com o nosso público sobre isso”, explicou a enfermeira e apoiadora do Distrito I/UBS Palmares, Cibelle Lopes.
Num momento com café da manhã, a abordagem do tema fez um alerta sobre os gatilhos do suicídio. “Estamos cuidando de pessoas e toda vida é importante. E nós trabalhamos num elo com a saúde especializada para ampliar o alcance naquilo que é importante para a saúde e o bem-estar da população”, finalizou Cibelle.
Atenção à Saúde Mental
O paciente em situação de tentativa de suicídio atendido nas Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro é encaminhado à Atenção à Saúde Mental que tem equipe de psicólogos e psiquiatras para o atendimento. O município possui três unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O CAPS II funciona na Rua Aracaju, nº 08, no Bairro Dom Thomaz. O CAPS AD fica na Rua Eliseu Martins, s/n, no bairro Novo Encontro (antiga unidade de saúde) e o CAPS Infanto-juvenil, na Rua Almirante Tamandaré, nº 177, bairro Country Club.
Os CAPS são serviços portas abertas e funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.