As farmácias da família de Juazeiro recebem regularmente insulinas para os pacientes da rede municipal de saúde em tratamento do diabetes. São as insulinas do tipo regular e NPH, de uso contínuo, indispensáveis para quem trata a doença.
A farmácia da família do Camelódromo 2 de Julho, no centro da cidade, fornece, em média, medicamentos para 1.000 pessoas por mês – inclusive pacientes com diabetes.
O agricultor aposentado Edmundo Calixto, de 70 anos, fez uso diário de insulina. “Eu venho sempre no início do mês pegar a insulina. Não falta aqui na farmácia e eu já pego para o mês inteiro”, ressaltou.
A Prefeitura de Juazeiro recebe medicamentos para doenças crônicas da Atenção Básica a cada três meses, com acompanhamento direto da Diretoria de Assistência Farmacêutica que faz a distribuição para a rede municipal de saúde. “Esse fluxo é acompanhado para que a gente possa garantir o abastecimento de toda a rede de saúde básica, inclusive as quatro farmácias da família, para quando chegar o dia do paciente pegar a insulina ele tenha o medicamento à disposição”, explicou a diretora de Assistência Farmacêutica, Renata Lopes.
Insulina
As farmácias da família e as Unidades Básicas de Saúde recebem medicamentos da Secretaria de Saúde do Município e da Secretaria de Saúde do Estado para atender à população.
O atendimento mensal da Atenção Primária é de mais de 14.000 pessoas. Desse total, pelo menos 10% têm diabetes e utilizam a insulina no tratamento da doença.