Em Juazeiro, a memória da música brasileira ganha novos contornos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte, iniciou a revitalização do Memorial Casa da Bossa Nova, espaço de homenagem localizado na residência de infância de João Gilberto, juazeirense conhecido como “pai da Bossa Nova”.
O projeto inclui a reconstrução do memorial, com o apoio da museóloga especializada Gilzia Dias Brito. O objetivo é proporcionar ao público uma experiência mais completa sobre a vida e a obra do músico.
Três salas da casa serão usadas: duas para exposições com fotos, informações e trajetória, e uma para exibição de vídeos, shows e materiais de pesquisa, além de outras novidades. Para isso, estão sendo criados dois projetos: o museográfico, que organiza o espaço, as exposições e o fluxo de visitantes, e o museológico, que define missão, visão, valores e objetivos do museu, garantindo a valorização contínua da história do artista e de Juazeiro.
A previsão é de que o espaço esteja aberto à visitação a partir de 26 de novembro, pouco antes do Festival A Bossa, marcado para os dias 28 a 30 do mesmo mês. “A requalificação do Memorial Casa da Bossa Nova integra as políticas de preservação do patrimônio cultural da cidade, aproximando história, arte e educação, e transformando a casa em um ponto de referência para moradores, estudantes, turistas e pesquisadores”, destaca o secretário de Cultura, Turismo e Esportes Targino Gondim.
Ascom PMJ



