Prefeitura de Juazeiro lança edital para seleção e reconhecimento de boas práticas pedagógicas na rede municipal de ensino

0

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, divulgou, nesta quarta-feira (10), o Edital nº 005/2025, que institui o processo de seleção e reconhecimento de Boas Práticas Pedagógicas desenvolvidas por professores da rede municipal de ensino. A iniciativa, publicada no Diário Oficial do Município, busca valorizar experiências exitosas realizadas em sala de aula e estimular ações inovadoras que contribuam para potencializar a aprendizagem dos estudantes.

Podem participar da seleção os professores efetivos e contratados, de turma regular ou de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam nas unidades escolares do município, conforme as normas estabelecidas no edital. Os professores podem participar nas seguintes categorias: Educação Infantil (creche e pré-escola), anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (1ª a 5ª etapa) e Educação Inclusiva (todas as modalidades).

O edital vai identificar, valorizar e reconhecer boas práticas pedagógicas, que tenham contribuído de forma inovadora e significativa para aprendizagem, com foco em ludicidade, alfabetização, recomposição das aprendizagens, inclusão, equidade e desenvolvimento integral dos estudantes. Os interessados podem se inscrever exclusivamente online, pelo endereço eletrônico: https://forms.gle/oMiZFEoMMujPKCJJ8, até o dia 15 de dezembro.

A secretária de Educação, Maéve Melo, destacou a iniciativa como mais uma das ações desenvolvidas pela gestão municipal para melhorar a qualidade da educação no município. “Estamos reforçando o nosso compromisso com a qualificação do ensino, a valorização dos nossos profissionais e a consolidação de uma rede cada vez mais colaborativa, para fazer da educação de Juazeiro a melhor da Bahia”, pontuou a secretária de Educação, Maéve Melo.

As práticas inscritas passarão por avaliação técnica, seguindo critérios como inovação, relevância pedagógica, aplicabilidade, impacto e alinhamento às diretrizes educacionais da Seduc. As propostas selecionadas serão reconhecidas oficialmente pela Prefeitura e poderão integrar publicações, formações e ações institucionais de aprimoramento pedagógico.

Serão reconhecidas as três práticas pedagógicas mais exitosas em cada categoria. Os autores receberão Certificado de Reconhecimento e demais distinções cabíveis. O edital completo, com informações mais detalhadas, está disponível no Diário Oficial.