O espaço aberto aos ouvintes do programa Nossa Voz trouxe, nesta quarta-feira (3), uma denúncia preocupante envolvendo um serviço público essencial. Gilvânia, moradora do projeto N7 em Petrolina, relatou ao vivo uma tentativa de cobrança para realizar o agendamento da atualização do Bolsa Família em Juazeiro (BA).
“meu nome é Gilvânia. Moro em Petrolina, no projeto N7. Estou aqui para fazer uma denúncia contra o pessoal do Casa Bolsa de Juazeiro. Liguei para agendar a atualização do meu Bolsa Família e o rapaz que atendeu disse que eu teria que pagar uma taxa de R$ 100. Eu achei isso injusto. É um serviço público, que todo mundo tem direito, não tem que cobrar.”, relatou a ouvinte.
Segundo Gilvânia, ela estranhou a cobrança porque em sua região, tanto no CRAS quanto no Casa Bolsa, esse tipo de serviço sempre foi oferecido de forma gratuita.
Resposta oficial
Em nota enviada à nossa equipe, a Prefeitura de Juazeiro esclareceu que o serviço de agendamento para atualização do Cadastro Único e benefícios sociais é inteiramente gratuito, sendo feito apenas de forma online, através da plataforma oficial:
👉 agendasocial.juazeiro.ba.gov.br
Leia a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES) e do Cadastro Único (CadÚnico), informa que o agendamento para atualização do Cadastro Único e benefícios sociais é feito exclusivamente pela plataforma online: http://agendasocial.juazeiro.ba.gov.br/, destinado apenas aos moradores residentes em Juazeiro. O serviço é totalmente gratuito e não há qualquer cobrança para agendamento ou atendimento. Qualquer tentativa de cobrança deve ser imediatamente denunciada aos canais oficiais da Prefeitura, através do número da Ouvidoria (74) 98846-0016.”
O que fazer se tentarem cobrar?
A orientação é clara: não aceite pagar por algo que é público e gratuito. Denúncias como essa devem ser imediatamente encaminhadas à Ouvidoria da Prefeitura de Juazeiro para investigação e providências.
🔎 Fica o alerta: Se alguém tentar cobrar por esse tipo de agendamento, desconfie. A comunidade deve estar atenta e denunciar qualquer irregularidade.
📞 Ouvidoria da Prefeitura de Juazeiro: (74) 98846-0016