A Semana da Juventude da Prefeitura de Juazeiro está levando uma programação diversificada a jovens de vários bairros e também do centro da cidade. Nesta terça-feira (15), garotos e garotas competiram no baleô e no futsal misto na Praça CEU, no bairro Tabuleiro. Durante todo o dia também houve programação de saúde e diálogo sobre o combate à violência às mulheres.
Evelin Raiza, de 16 anos, já pratica o baleô na Praça CEU, no projeto da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), mas nesta terça-feira a competição foi especial durante a programação da Semana da Juventude. “Muito legal a gente se divertir, ainda mais em uma competição como esta. É importante a gente praticar esporte, é um incentivo e um cuidado com a saúde. Isso deixa a gente mais leve até nos estudos”, disse a jovem.
Além do baleô, também houve a disputa de futsal misto na Praça CEU. “A gente utiliza o esporte como ferramenta de inclusão dos jovens e aqui na Praça CEU já acontecem estes jogos, uma forma de inclusão social destes garotos e garotas. Na quinta-feira também haverá programação esportiva na praça com handebol, além do baleô e do futsal misto”, destacou o superintendente de Esportes, Joacir Oliveira.
Integrando a Semana da Juventude, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), levou para a Escola Municipal Argemiro José da Cruz a palestra sobre “Lei Maria da Penha” e a Rede de apoio à mulher vítima de violência doméstica e familiar. “Estamos durante todo este mês com o Agosto Lilás, que conscientiza para o fim da violência contra a mulher. A palestra na escola que orienta os jovens, integra também a programação do Agosto Lilás”, destacou o secretário da Sedes, Fernando Costa.
Saúde Mental na Era Digital
Cerca de 50 estudantes com idade entre 12 e 14 anos do Colégio Estadual Misael Aguilar, participaram de uma palestra sobre ‘O impacto do uso inadequado das tecnologias na saúde mental dos jovens’, realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau). As orientações foram das psicólogas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Paula Matos Andrade e Clarita Gomes.
As psicólogas estimularam os jovens a refletirem sobre a evolução das tecnologias e seus reflexos na saúde. “Já é possível observar os impactos do uso inadequado da tecnologia na saúde dos jovens, muitos já apresentam dificuldades para dormir e para aprender”, comentou a psicóloga, Paula Andrade que reforçou ainda o papel dos pais no monitoramento do comportamento dos jovens. “É importante ter ciência que o mundo virtual não está desconectado do real. Infelizmente, no mundo digital existem violações dos direitos humanos e muitos jovens e crianças podem ser vítimas de alguma violência, como o cyberbullying. Os pais precisam mediar esse consumo de conteúdo para que o uso das telas seja seguro e saudável”, destacou.
Semana da Juventude
Realizada no mês em que se comemora o Dia Nacional da Juventude (12 de agosto), a Semana da Juventude é uma programação anual que integra o calendário de eventos do município.
–
Fonte: Amanda Franco e Marcela Cavalcanti – Ascom PMJ