Chamando a atenção da sociedade para o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Juazeiro promoveu na tarde desta terça-feira (20), uma caminhada em alusão à campanha nacional “Faça Bonito”. A mobilização teve início na Praça Dedé Caxias e seguiu até a Orla 2 da cidade, reunindo representantes de diversas secretarias municipais, órgãos de proteção, conselhos, escolas e a sociedade civil.
“Cuidar das nossas crianças não é só dever dos pais, é responsabilidade de todos. Precisamos aprender a olhar, perceber sinais, orientar e, principalmente, denunciar quando necessário. A maioria dos abusos acontece dentro de casa. É preciso estar atento”, destacou Lindinalva Borges, mãe solo e avó, que participou da caminhada.
Representando o prefeito Andrei, o vice-prefeito Tiano Félix também participou da caminhada e reforçou o compromisso da gestão: “O nosso governo não tolera nenhuma forma de violência contra crianças e adolescentes. Estamos nas ruas, nas escolas, nos equipamentos sociais, levando informação e promovendo ações de enfrentamento.”
A caminhada também contou com uma homenagem à Ingrid Vitória, estudante da rede municipal de Juazeiro, que foi sequestrada e encontrada morta em Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco. A tragédia comoveu a região e reforçou a importância da luta pela proteção da infância. Presente no evento, o conselheiro tutelar, Leandro Rafael, também fez um chamado à responsabilidade coletiva: “Proteger a infância é dever de todos. Vamos juntos cuidar do futuro das nossas crianças e adolescentes e dizer não à exploração sexual.”
A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome, contou com o apoio da Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ, Secretaria de Saúde/Sesau e Secretaria de Educação/Seduc, além de instituições como o Conselho Tutelar, Vara da Infância, Agentes de Proteção, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho de Igualdade Racial, Conselho LGBT, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho da Mulher, CRAS, CREAS, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e escolas da rede municipal e estadual. A união dos órgãos reforça que a proteção da infância é um dever coletivo e que a denúncia é essencial para romper o ciclo da violência.
Além da caminhada, a Prefeitura de Juazeiro segue realizando uma série de ações educativas em escolas da rede municipal, nos CRAS e CREAS, com rodas de conversa, palestras e distribuição de material informativo. A campanha Maio Laranja segue até o fim do mês com atividades voltadas à mobilização social e à formação de uma cultura de proteção.
Canais de denúncia:
O Disque 100 é um serviço gratuito e anônimo que recebe denúncias de abuso e exploração sexual, assim como outras violações de direitos humanos. Além disso, o Conselho Tutelar também disponibiliza atendimento em casos de denúncia, através do número (74) 98819-2748.
Texto: Ascom PMJ