Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), promoveu um adesivaço nesta segunda-feira (12). A ação, realizada na Praça da Misericórdia, também incluiu a distribuição de panfletos e teve como objetivo orientar a população sobre a importância do combate ao trabalho infantil.
A coordenadora do projeto MPT na Escola, em Juazeiro, Michele Viana, reiterou o objetivo da ação. “Esse foi um momento para conscientizar a população. Nós adesivamos carros, entregamos panfletos, mas, principalmente, conversamos com as pessoas sobre perigos do trabalho infantil e a importância de manter as crianças na escola”, frisou Michele.
Enquanto caminhava pela Praça da Misericórdia, a aposentada Noêmia Campos, foi abordada pela equipe da Seduc e parabenizou o município pela ação. “A Prefeitura está de parabéns por essa atitude. Precisamos de pessoas dispostas para orientar a população, porque muitas vezes as pessoas não sabem que estão prejudicando as crianças”, declarou Noêmia.
Programação
Ao longo do mês, o combate ao trabalho infantil também vem sendo tema de diversas atividades nas escolas da rede municipal de ensino. Entre as ações realizadas, os estudantes participaram de um bate-papo, promovido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). Na atividade, o psicólogo Elias Mascarenhas, abordou os diversos tipos de trabalho desempenhado por crianças e os seus riscos para o desenvolvimento.
Neste período, os estudantes também vêm produzindo materiais que irão concorrer ao Prêmio MPT na Escola, concurso organizado pelo Ministério Público do Trabalho em todo o Brasil.
MPT na Escola
O certame vai selecionar os melhores trabalhos de estudantes da rede pública sobre os temas: trabalho infantil na reciclagem e profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional. A premiação da etapa municipal do concurso acontecerá nesta quinta-feira (15), no auditório da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri. (Ascom PMJ)