A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue atuante no trabalho de combate e prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya. Os agentes de endemias intensificaram as inspeções diárias e vêm realizando rastreios e aplicação de inseticidas pelo município.
O trabalho dos agentes de endemias vai além da inspeção de imóveis residências e comerciais e orientação sobre prevenção. “Nossas equipes realizam diversas ações planejadas estrategicamente para combater os focos de reprodução e exterminar o próprio mosquito. Entre as nossas atividades, está o bloqueio de transmissão de casos positivos. Quando identificado um caso positivo da doença, realizamos o rastreio do endereço do paciente e efetuamos a dispersão de inseticida específico para ação em um raio de até 150 metros da moradia, para conter a transmissão vetorial na vizinhança”, explicou o supervisor geral do Núcleo de Endemias, Diego Alves.
O Núcleo de Endemias também realiza o bloqueio perifocal, destinado aos pontos estratégicos situados no município que oferecem alto risco de proliferação do Aedes aegypti, com dispersão de inseticida em casos de positividade em algum estabelecimento. No último dia 23 de março, foi realizado o bloqueio no Cemitério Central de Juazeiro.
Apoio da população
A população precisa estar atenta aos cuidados em relação ao acúmulo e condicionamento de água. É necessário esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.
Dengue Zap
O Núcleo de Endemias disponibiliza o Dengue Zap para que a população possa colaborar com identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.
O ‘Dengue Zap’ está disponível para receber mensagens, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do número: (74) 99945 – 5371.
Ascom Sesau – PMJ