Com o objetivo de desenvolver atividades psicossociais com crianças e adolescentes com Transtornos de Neurodesenvolvimento (TEA, D.I, TDAH, outros), além dos ‘muros’ do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (Sesau), criou o Projeto Sócio Cultural ‘Luneta’ que está realizando atividades integrativas com os usuários do CAPSi até o mês de dezembro de 2023.
De acordo com a Diretora de Saúde Mental de Juazeiro, Ana Ires Almeida, a proposta inclui a inserção dos participantes em pontos sócio culturais da cidade, “onde possam desenvolver novas habilidades e permanecerem incluídos comunitariamente. O projeto também orienta famílias e acompanhantes a sustentarem a permanência dessa inserção comunitária frequentando de forma regular os serviços apresentados pelo projeto, com o objetivo maior em orientar a redução do tempo de telas (celular, tablets, computador), a aquisição de habilidades sociais e a sociabilização de nossas crianças e adolescentes, pacientes do CAPSi de Juazeiro”, destacou a diretora.
O projeto foi idealizado pelo assistente social da rede, Francis Almeida, que descreve a concepção do plano e seus objetivos. “Tem esse nome porque se propõe a aumentar a visão das crianças, adolescentes e seus familiares sobre a dimensão do território que vivem, e sobre as coisas que podem ser praticadas, vivenciadas, dentro do espaço da cidade onde se vive. As crianças são conduzidas a espaços sócio culturais da cidade de Juazeiro, onde elas são imersas em atividades sociais, culturais, ambientais e de esporte pra que elas possam passar pelo atendimento psicossocial em um ambiente urbano”, detalhou o assistente social.
Cronograma
No início de agosto já estão programadas atividades que serão desenvolvidas no Espaço Plural da Univasf de Juazeiro. E na segunda quinzena, as crianças e adolescentes vão participar de uma aula de natação no SESI/BA.
Em julho o grupo participou de atividades no Museu Regional do São Francisco, na Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires de Carvalho, Espaço Plural da Univasf, Instituo Federal Baiano – IFBA, Fundação Lar Feliz (aula de música) e uma caminhada coletiva na Orla de Juazeiro.
CAPSi
O CAPSi de Juazeiro fica localizado na Rua Almirante Tamandaré, nº 177, bairro Country Club e atende cerca de 700 crianças e adolescentes no município. O centro realiza o tratamento desse grupo de usuários que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Esta modalidade é indicada para municípios ou regiões com população acima de 70.000 (setenta mil) habitantes.
Fonte: Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ