Para garantir a saúde das pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) uniram esforços neste domingo (4). Três equipes, duas volantes e uma fixa, realizaram uma busca ativa deste público em vários pontos da cidade.
Foram vacinadas 35 pessoas em situação de rua com o imunizante da Janssen, que chegou ao município de Juazeiro na noite deste sábado (3). A imunização com esta vacina é com apenas uma dose.
Para o secretário de Saúde, Fernando Costa, como o objetivo da Secretaria de Saúde de Juazeiro é levar o combate à Covid-19 ao máximo de pessoas possível com as doses que o município recebe, foi preciso uma ação para levar também a imunização destas pessoas que, dificilmente, iriam aos pontos de vacinação. “Nossa prioridade é garantir a saúde de todas as pessoas. Neste momento, todos precisam estar protegidos contra esta doença. E essa parceria entre Sesau e Sedes foi fundamental para atingir esse objetivo. Esse olhar humano é o diferencial da nossa gestão”, disse o secretário Fernando Costa.
O titular da Sedes, Pastor Teobaldo, elogiou a ação conjunta. “Esta intersetorialidade entre as secretarias é uma prioridade da nossa prefeita Suzana Ramos e isso mostra a eficiência. As pessoas em situação de ruas estão entre as mais vulneráveis da nossa cidade e vaciná-las nesse momento é um ato de humanização”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social.
Josemar Lisboa dos Santos, de 53 anos, é morador de rua e quando ficou sabendo da vacinação, foi logo tomar a dose do imunizante. “Achei uma atitude boa. Estava tomando café e o pessoal me avisou. Achei muito bacana. Que todo mundo possa se vacinar”, disse.
Jânio Silva de Oliveira, de 43 anos, que também vive nas ruas de Juazeiro, estava com medo de pegar a Covid-19. “Conheço muita gente que pegou essa doença. Achei essa vacinação da gente muito legal”, declarou.
Balanço de vacinação
Entre os dias 02 e 04 de julho, Juazeiro vacinou ao todo 2.740 pessoas. 2.212 buscaram os postos para tomar a primeira dose e 493 foram receber a segunda dose da vacina e concluir a imunização.
Texto: Amanda Franco – Assessora de Comunicação Sesau PMJ