A prefeita Suzana Ramos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai entregar, nesta terça-feira (14), às 17h, no bairro Quidé, mais uma casa reformada e adaptada pelo Programa Transformar. A iniciativa possibilita a adaptação de residências para pessoas em situação de vulnerabilidade social e que possuam algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção.
Com investimento de mais de R$ 30 mil, em recursos próprios do município. “Fico sempre muito feliz em poder entregar mais uma casa adaptada à pessoa com deficiência em situação de vulnerabilidade, por entender que, com isso, a gente proporciona autonomia a este público”, destacou a prefeita Suzana Ramos
A casa adaptada e reformada é de dona Maria Lídia. Foi realizada reestruturação para atender as necessidades da beneficiada, com revisão da cobertura, reforço estrutural, instalação de calha, instalação de caixa d’água e sistema de bombeamento, revisão das redes elétrica e hidráulica, impermeabilização das paredes, pintura completa, ampliação e adaptação dos banheiros, com instalação de barras de acessibilidade e chuveiro elétrico, além da instalação de vidros em esquadrias existentes.
Essa é a 11ª casa adaptada que a prefeita Suzana Ramos vai entregar. “Temos mais uma em fase de finalização. O Transformar é um programa de humanização, que visa dar mais autonomia e conforto para as pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Pessoas em situação de vulnerabilidade que, sem o apoio do programa, dificilmente teriam como realizar a adaptação por conta própria”, pontuou a secretária da Sedes, Nadja Dias.
O Programa
O programa é coordenado pela Diretoria de Habitação da Sedes. Os imóveis adaptados são habilitados previamente, a partir de um edital de credenciamento realizado pelo município e regido pela Lei Municipal nº 3.032/2021.
— Ascom Sedes/PMJ