Quem disse que não se pode aprender brincando nas Unidades de Ensino? Estudantes das Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral de Petrolina contam com uma iniciativa inovadora no município, que unem aprendizagem e ludicidade: São as Brinquedotecas, espaços equipados para garantir momentos de diversão, troca de experiências e desenvolver habilidades além da imaginação, memória, resolução de problemas, interação, por meio da participação ativa das crianças. Por lá, os alunos contam com aulas diferenciadas e têm acesso a jogos didáticos, quebra-cabeças, livros de literatura infantil, teatro de fantoches, e outros materiais que contribuem de forma efetiva para desenvolver a coordenação motora e concentração dos discentes, além de ser indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.
O funcionamento das Brinquedotecas conta com um cronograma semanal, que visa atender todas as turmas das unidades de ensino. Na Escola de Educação em Tempo Integral Rubem Amorim, por exemplo, a brinquedoteca possui também camarim e palco para apresentações musicais e teatrais. A estudante do 3° ano Maria Flor Ribeiro, é uma das estudantes que aproveita o espaço de todas as formas possíveis. “Aqui a gente pode pintar, brincar, estudar, se maquiar e fantasiar no camarim, fazer várias coisas ao mesmo tempo. É o espaço que mais amo na escola, pois aqui a gente aprende brincando”, disse Maria Flor.
A professora da Escola Rubem Amorim, Raiane de Alencar, prepara atividades diversificadas para os alunos no espaço lúdico, e enfatiza que a brinquedoteca representa uma potente ferramenta pedagógica. “Esse espaço chega com a proposta de contribuir com o ensino/aprendizagem dos nossos alunos, desenvolvendo funções cognitivas, motoras, sociais e culturais. Aqui eles estimulam a criatividade, a comunicação e a empatia de forma dinâmica, melhorando ainda mais suas habilidades e autonomia”, finalizou Raiane de Alencar.
Assessora de Imprensa da Prefeitura de Petrolina