Época de chuva na Capital do Sertão e em toda a região do Vale do São Francisco é sempre motivo de alegria para o sertanejo. Essa mesma chuva, porém, pode trazer alguns transtornos e danos para a área urbana do município. Principalmente quando há o descarte inadequado de lixo pela cidade, que pode vir a obstruir canais e bueiros, causando inundações e represamento de água em vias de maior fluxo.
Nas últimas semanas, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra) flagraram diversos pontos da cidade em que o lixo tomava conta do lugar, provocando danos. Comportamentos como jogar lixo no chão, em terrenos baldios e em canais de água pluvial podem parecer pequenos, mas são capazes de gerar grandes transtornos para a mobilidade urbana.
Por isso, o secretário executivo de serviços públicos, Alisson Oliveira, alerta para a necessidade da conscientização da população. “O descarte inadequado de lixo pode trazer problemas para toda uma cidade. Fazemos a coleta três vezes por semana em todos os bairros, além de semanalmente seguirmos um cronograma de limpeza e manutenção de canais. Sem a colaboração da sociedade há danos e esse trabalho triplica. É preciso ter consciência”, afirma o gestor.