A Prefeitura de Petrolina busca sempre alertar a população sobre os cuidados em manter os ambientes livres de focos do mosquito Aedes Aegypti, que geralmente são encontrados dentro das residências. E com o período chuvoso, a Secretaria de Saúde orienta que os moradores façam uma vistoria nos quintais para eliminar qualquer recipiente que possa se tornar um criadouro para o mosquito. Nesta terça-feira (24), as equipes estão no Loteamento Recife e Vila Marcela, recolhendo pneus e orientando a população. E durante o final de semana, cerca de 40 agentes de endemias realizaram vistorias nos bairros, Dom Avelar, Terra do Sul e José e Maria.
As medidas para o controle do mosquito transmissor das doenças devem ser permanentes, independente do clima. Entre elas estão: manter recipientes fechados com tampas; as garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo; pneus e caixas d’água devem ser mantidos sempre cobertos; evitar o acúmulo de lixo; e trocar a água dos vasos de planta. Além disso, também é necessário ter atenção aos ralos domésticos, ambientes com água limpa e propícias para reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.
“Apesar de ser uma doença sazonal, com maior transmissão durante o verão, é possível identificar frequência da doença também nas outras estações. É por isso que os cuidados devem ser continuados nos demais meses do ano. A melhor maneira de evitar a Dengue é impedindo que o mosquito se prolifere, eliminando os criadouros que possibilitam sua reprodução” destaca a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.