Nessa terça-feira (18) a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, realizou o 2º encontro do Comitê Municipal de enfrentamento e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chinkungunya. Foram apresentadas as estratégias e ações que estão sendo desenvolvidas no município, os resultados dos Levantamentos Rápidos de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) e ainda foram abordados pontos onde é necessário realizar novas ações.
Estavam presentes representantes da Compesa; Defesa Civil; Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE); Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e os Agentes de Endemias. No encontro, também foi avaliada a situação do município, que se encontra com baixo risco de infestação do mosquito e demais estratégias que possam ser implementadas na cidade.
Para secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, a participação dos órgãos e a colaboração da comunidade têm obtido resultados positivos. “Estamos seguindo as orientações do prefeito Simão Durando, em criar e desenvolver estratégias para uma cidade livre do Aedes. Esse comitê é muito importante para alinharmos e discutirmos estratégias que tenham como foco a não proliferação do mosquito. Quero destacar também a importância da participação da população que é fundamental nesse processo, em não deixar água parada acumulada. Essas ações só têm êxito porque contam com a colaboração de todos”, destaca.