Com a previsão de continuidade das chuvas para os próximos dias, a Prefeitura de Petrolina intensificou uma série de ações preventivas com o objetivo de reduzir riscos e minimizar possíveis impactos à população. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil estão mobilizadas em pontos estratégicos da cidade, realizando monitoramento, manutenção e serviços para garantir maior segurança nas áreas urbanas e rurais, além de assegurar resposta rápida diante de eventuais ocorrências provocadas pelas precipitações.
De acordo com o relatório da secretaria, foram realizadas vistorias em pontos estratégicos da cidade, como as lagoas urbanas do Jatobá, Jardim Petrópolis e São Joaquim, que são monitoradas devido ao risco de transbordamento e possível inundação de áreas vizinhas. As lagoas exercem papel fundamental no recebimento das águas das bacias onde estão inseridas e com os sensores de níveis instalados nesses locais, é feito o acompanhamento em tempo real da elevação do nível da água por meio de um aplicativo. Nas chuvas registradas nesta semana, nenhuma das lagoas apresentou ocorrência de extravasamento.
As equipes também percorreram os canais de drenagem como o do Parque Massangano, Vale do Grande Rio, Dom Avelar, Cacheado e Loteamento Eduardo. Segundo a secretaria, esses equipamentos passam por limpeza periódica e durante os períodos chuvosos, o trabalho se concentra na retirada de resíduos maiores, descartados irregularmente, e que podem comprometer o fluxo da água.
Foram executados serviços de limpeza em grelhas próximas à Rodoviária, em canais dos bairros São José, Henrique Leite (Rua 23) e na Avenida Bascarola, na Vila Vitória e na área central da cidade. Entre as demandas recebidas pela Defesa Civil, foram registrados alagamentos e a queda de uma árvore.
A Defesa Civil orienta a população a evitar abrigar-se sob árvores durante rajadas de vento; não estacionar veículos próximos a estruturas metálicas; desligar aparelhos elétricos sempre que possível e buscar informações ou atendimento com a Defesa Civil pelo Whatsapp 87 98134-1838 bem como em situações de emergência acionando também o Centro Integrado de Comando e Controle da Guarda Civil Municipal, através do número 153 e o Corpo de Bombeiros no 193.
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil
Fotos: Prefeitura de Petrolina



