O acesso à informação e às novas tecnologias é fundamental não só para colaborar com a construção do conhecimento, mas também para o desenvolvimento e a participação dos indivíduos em sociedade. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está promovendo essa semana o curso ‘Cidadania Digital’ para os usuários dos programas sociais. A formação, que tem duração de uma semana e possui carga horária de 20 horas, visa proporcionar a inclusão digital e valorizar as comunidades em estado de vulnerabilidade, oferecendo cursos que contemplem segmentos tecnológicos.
Através da qualificação, os alunos estão recebendo orientações sobre informática em nível básico, como Pacote Office com Word e Power Point, além de noções de como criar e-mail e uso responsável da internet. No final do curso os alunos receberão certificados. De acordo com a coordenadora de Conectividade e Inclusão Digital da Seduce, Arlete Reges, as aulas são elaboradas para garantir, sobretudo, que os alunos possuam maior independência quanto ao uso dos computadores e da internet, mas com segurança.
“A inclusão digital transforma o aluno como indivíduo, pois eles se tornam mais críticos, criativos, dinâmicos, autônomos e possuem habilidades de interagir e conhecer pessoas de forma constante e continuada, bem como outras inúmeras habilidades. O uso adequado da informática pode possibilitar muitos benefícios, como habilidades de lidar com problemas, habilidades de pesquisa, para novos pensamentos, abre oportunidades, disponibiliza aos alunos a chance de obter novas informações e conhecer um novo mundo. Por isso, o prefeito Simão Durando tem nos orientado a promover cada vez mais ações como essa”, destacou Arlete Reges.