Prefeitura de Petrolina conquista primeiro lugar em ranking de assistência social no Nordeste

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Petrolina voltou a se destacar como referência em políticas públicas para a população. O Ministério de Desenvolvimento Social divulgou o Indicador de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) 2022. A cidade sertaneja ficou em primeiro lugar entre as cidades de grande porte em Pernambuco e no Nordeste.

Na edição deste ano, Petrolina aumentou sua nota no ranking para 4,33. O IDCRAS é um indicador nacional que retrata a estrutura física, as características qualitativas e quantitativas das equipes, assim como os serviços ofertados à população. Este índice computa uma nota de 1 a 5, quanto maior, melhor a qualidade do serviço.

Esses indicadores sociais ajudam a pautar agendas políticas, qualificar debates públicos e subsidiar decisões técnico-políticas. “Este resultado é fruto de esforços da nossa gestão que está sempre engajada e buscando melhorar os atendimentos à população que utiliza os serviços dos CRAS. A nossa cidade subiu de 2,26, em 2016, para 4,33 em 2022. Mais uma vez, somos destaque nacional com políticas públicas de qualidade. Isso vem para confirmar que estamos no caminho certo e continuaremos muito forte, cuidando da nossa gente”, destacou o prefeito Simão Durando.

Serviços – Atualmente, a Prefeitura de Petrolina atende cerca de 16 mil pessoas por mês nas 10 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Esses equipamentos são a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são ofertados os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Petrolina tem qualificado o atendimento e a infraestrutura dos CRAS e do serviço do Cadastro Único. O município ganhou recentemente um moderno Centro Administrativo de Assistência Social, na área central de Petrolina. O equipamento é um complexo de três andares totalmente moderno e acessível. Com a nova estrutura foi possível ampliar os atendimentos do cadastro único, passando de 4.400 para 6.200 vagas por mês em toda a rede de atendimento. O município também investiu nas estruturas e equipamentos das unidades dos CRAS. “O social é prioridade da gestão, estamos trabalhando muito e sempre digo que nossa palavra de ordem é acolher, em especial, os que mais precisam”, enfatiza o prefeito.

(Ascom PMP/Fotos: Devid Menezes/ Erlan Alexandre)