A forma certa de segurar o lápis, o talher da refeição, a escova de dentes, encaixar formas ou virar a página de um livrinho são habilidades trabalhadas diariamente nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e unidades do Programa Nova Semente, a partir de brincadeiras e atividades lúdicas. O estímulo pedagógico auxilia a criança tanto no seu desenvolvimento como indivíduo e na sua rotina, como também lhe prepara para a fase escolar da alfabetização. Através desse incentivo, é possível trabalhar a coordenação motora, estimular a imaginação e outros fatores fundamentais para o progresso de funções básicas em toda a vida.
No berçário, por exemplo, o universo lúdico predomina nas atividades. “Contamos historinhas e as crianças recontam do jeitinho delas, lemos livros através das imagens, abordamos as cores, fazemos brincadeiras de obstáculos para estimular a coordenação motora. Tudo isso trabalha noções do dia a dia deles e a gente vê a diferença de quando entram na escola e quando acabam o ano letivo. Parece um trabalho simples, mas, a partir das dinâmicas, as crianças estão trabalhando muito a sua atenção”, conta a professora Noemia Ferreira, da Unidade do programa Nova Semente Professora Rose, no Bairro Vila Eulália.
Para fortalecer ainda mais o trabalho da equipe, a gestão municipal investe em formações continuadas para as profissionais de educação a fim de que os recursos pedagógicos sejam utilizados de forma a estimular o avanço da criança como um todo. A prefeitura também garantiu equipamentos didáticos que auxiliam no desenvolvimento do aluno. Em dezembro de 2022, por exemplo, foi realizada a entrega de playgrounds, beneficiando 18 mil estudantes, num investimento de R$ 2,4 milhões. Compostos por casinhas de brinquedos, piscina de bolinhas, gira-gira, escorregador, cama elástica, balanços, gangorra, túnel infantil, mesas de atividades, os brinquedos ampliam ainda mais as possibilidades de lazer, diversão e integração entre as crianças.
“São brinquedos que trabalham a coordenação motora e que permitem a evolução das habilidades afetivas, já que os alunos podem interagir e brincar com os coleguinhas. Além disso, há o fator cognitivo, que é estimulado através dos jogos de montar, favorecendo a criança dentro do conceito pedagógico. Na Rede de Petrolina, sob a orientação do prefeito Simão Durando, seguimos a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que fala sobre o direito de brincar, participar, explorar, conhecer e conviver. Para isso, buscamos garantir que estes sejam respeitados e proporcionamos atividades pedagógicas que os contemplem”, explica a secretária Executiva de Educação Infantil, Poliana de Castro.
(Elaine Barbosa – Assessora de Imprensa da Prefeitura de Petrolina)