Segundo o secretário, mais de 15 cemitérios já receberam serviços de limpeza e a expectativa é de 40 mil visitantes no próximo sábado (2)
Em entrevista nesta terça-feira (28), o secretário de Serviços Públicos e Defesa Civil de Petrolina, Alisson Oliveira, informou que a prefeitura vem realizando, há cerca de 30 dias, uma série de ações de limpeza e manutenção nos cemitérios da cidade em preparação para o Dia de Finados, celebrado neste sábado (2).
Segundo o secretário, a operação foi ampliada neste período, com o objetivo de garantir que os espaços estejam prontos para receber um grande número de visitantes.
“A gente tem, na verdade, intensificado ainda mais esses trabalhos. Iniciamos há cerca de 30 dias, é importante salientar isso. O município cuida de forma direta de cinco cemitérios, mas também dá apoio a mais de uma dezena espalhados pela cidade. Por ser o maior município em área territorial de Pernambuco, muitos desses locais surgiram por iniciativa das próprias comunidades, que doaram o terreno e construíram os muros. Mesmo assim, já fizemos limpeza em mais de 15 cemitérios”, afirmou Alisson.
O secretário destacou que, além da limpeza, a prefeitura também vai garantir segurança e organização no trânsito, especialmente na área central da cidade, onde se concentram os maiores cemitérios.
“No dia, é importante salientar que a gente vai ter segurança através da Secretaria de Segurança. Vamos ter também, principalmente aqui na área central, o apoio da AMMPLA em relação ao trânsito. A expectativa é que, ao longo da semana, mais de 40 mil pessoas visitem os cemitérios de Petrolina”, explicou.
Um dos desafios mencionados pelo secretário é o abastecimento de água, devido à estiagem prolongada que afeta a região. Para evitar transtornos aos visitantes, a prefeitura está adotando medidas emergenciais.
“Com essa falta de água que vem assolando Petrolina, certamente não vai ter abastecimento normal no dia 2. Então a gente está vendo, através de carro-pipa, para que a prefeitura possa fazer esse abastecimento, garantindo que as pessoas tenham água para regar as plantas, fazer suas orações e se sentirem mais confortáveis”, disse.
O secretário reforçou ainda que os cemitérios estarão abertos das 5h da manhã às 19h no feriado de Finados, e fez um pedido aos visitantes para que mantenham o clima de respeito e tranquilidade.
“Podem ficar tranquilos e sossegados, que, se Deus quiser, a gente vai ter mais um Dia de Finados em paz e com muitas orações”, concluiu.
