A Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO III), realizou neste sábado (10) o ‘Dia Do Sorriso Especial’. Ao todo, o time de odontopediatras da Secretaria de Saúde atendeu cerca de 14 Pacientes com Necessidades Especiais (PNE). A ação teve o objetivo de facilitar o acesso aos serviços especializados ofertados pelo município, garantindo que esses pacientes tenham uma saúde bucal adequada.
Durante o atendimento no CEO, pais e mães receberam orientações sobre higiene bucal, cuidados com os dentinhos e a importância do tratamento preventivo no combate às cáries e outros problemas bucais. Depois, as crianças passaram pelo consultório odontológico, onde a equipe de odontopediatria fez uma avaliação individual de cada paciente, identificando possíveis problemas e iniciando os procedimentos necessários para a saúde bucal dessas crianças.
De acordo com a diretora de saúde bucal da Atenção Especializada, Tamires Coelho, o atendimento é uma parceria com o Grupo Raros, que atende crianças com síndromes e doenças raras, e será contínuo. “É um momento gratificante, principalmente para nós profissionais. O aprendizado e a troca de experiência é muito válida para todos os profissionais e pacientes que chegam no CEO. São histórias de superação que necessitam de um cuidado ainda mais especial. E essa é a nossa missão diariamente aqui no Centro de Especialidades Odontológicas. Nosso objetivo é formar esse vínculo e acompanhar essas crianças dando toda a assistência odontológica”, frisou.
Para Patrícia Bonfim, presidente do grupo Raros e mãe do pequeno Pedro Cauã, de 9 anos, o sentimento é de gratidão. “Desde o nascimento, quando descobrimos a síndrome, fomos informados que Cauã precisaria de acompanhamento odontológico. Não tínhamos essa oportunidade aqui no município e tínhamos que ir para Recife. Diante das dificuldades, minha e de outras mamães, procuramos o CEO e fomos muito bem acolhidas. Nós, mães, sabemos que é mais difícil o cuidado com os dentes dos nossos filhos e também é difícil encontrar profissionais capacitados. Então, nosso sentimento hoje é de gratidão, por todo cuidado com nossos raros”, destacou.