A Prefeitura de Petrolina, através da Procuradoria-Geral do Município, traz um alerta para população, especialmente os idosos, sobre fraudes bancárias que estão sendo aplicadas com recorrência na cidade. O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON) destaca que os golpistas têm se aproveitado da vulnerabilidade dos idoso para confirmar dados, realizar consultas bancárias e solicitar empréstimos. Essa prática gera sérios prejuízos financeiros para as vítimas que, em muitos casos, acabam fornecendo informações sigilosas, como senhas ou número da conta.
O PRODECON orienta os cidadãos que desconfiem de qualquer solicitação de dados bancários ou pessoais, principalmente realizadas por telefone, e-mail ou mensagem. Quando se trata de empréstimos ou ofertas de serviços, é recomendado a confirmação direta com o banco ou instituição financeira. Vale ressaltar que nenhuma instituição financeira entra em contato para confirmar informações pessoais dos clientes, sendo necessário ir até uma agência bancária ou por meio dos canais oficias de cada instituição.
Outra recomendação é para os familiares ficarem atentos aos sinais de possíveis golpes, principalmente com relação aos idosos. É necessário reforçar as orientações sobre a importância de não compartilhar informações para desconhecidos. Caso alguém se sinta lesado, o cliente deve procurar o PRODECON, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, nº 174, bairro Parque Bandeirantes (atrás da Banca). O atendimento também é realizado por telefone ou WhatsApp: (87) 3983-6435.