O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é a principal porta de entrada para famílias de baixa renda acessarem benefícios sociais como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, entre outros. Em Petrolina, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, reforça a importância de manter os dados atualizados e esclarece como funciona o processo de cadastramento.
Podem se inscrever no CadÚnico as famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de até três salários mínimos. O cadastro deve ser realizado presencialmente por um responsável familiar, preferencialmente maior de 16 anos, que irá prestar as informações de todos os membros da família. A partir desse registro, é gerado o Número de Identificação Social (NIS), utilizado para o acesso aos programas sociais.
O atendimento para o Cadastro Único acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Central do Cadastro Único, localizada na Rua do Cajueiro, nº 264, Centro, em frente à Praça Pio XII. Diariamente, são disponibilizados encaixes para atendimento presencial. Para garantir mais organização e agilidade, a população pode buscar informações e realizar agendamentos pelos telefones (87) 3983-6416, (87) 3983-6418 e (87) 3983-6464. Caso a pessoa não consiga realizar o agendamento prévio, pode procurar diretamente a Central do Cadastro Único para receber orientação e verificar a disponibilidade de atendimento.
Atualmente, Petrolina conta com 10 CRAS: na zona urbana, nos bairros Dom Avelar, Rio Corrente, Colina Imperial, João de Deus e José e Maria; e na zona rural, nas comunidades de Rajada, Uruás, Izacolândia, N-07 e Agrovila Massangano. No dia do atendimento, é necessário apresentar os documentos do responsável familiar, como CPF ou Título de Eleitor e documento oficial com foto. Para os demais membros da família, devem ser levados CPF, RG ou certidão de nascimento ou casamento, além de comprovante de residência e comprovante de renda, se houver. A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome reforça que manter o Cadastro Único atualizado é fundamental para garantir o acesso e a continuidade dos benefícios sociais.
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome
Fotos: Prefeitura de Petrolina



