Após denúncia do vereador Ronaldo Silva questionando a permanência de Rubem Franca à frente da Agência Reguladora Municipal de Petrolina (ARMUP), a Prefeitura de Petrolina emitiu uma nota oficial defendendo a atuação do diretor-presidente.
Segundo o comunicado, Rubem Franca exerce suas funções com legitimidade e ética, fiscalizando permanentemente os serviços de água e esgoto prestados pela Compesa, a partir de denúncias da própria população que sofre com a falta de água. A nota enfatiza que o diretor não cometeu nenhuma irregularidade desde que assumiu o cargo em 2018.
A Prefeitura também destacou que Rubem Franca não desenvolveu projetos para a iniciativa privada durante sua gestão, em respeito à ética profissional e à legislação que rege sua atuação. A lei municipal, segundo o órgão, limita a fiscalização aos serviços de água e esgoto, não incluindo outros setores, como energia elétrica.
Ainda conforme a nota, Rubem Franca é engenheiro civil com foco em saneamento desde 1978, não responde a processos judiciais e possui uma trajetória reconhecida tanto na esfera técnica quanto na moral. Entre 2004 e 2008, e desde 2018, o gestor ocupa cargos públicos voltados ao atendimento da população de Petrolina. Ele também é professor aposentado do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
“Não apenas Rubem Franca, mas toda a equipe da ARMUP está à disposição para quaisquer esclarecimentos, bem como seguirá cumprindo sua missão de combater qualquer irregularidade ou ineficiência por parte da Compesa ao povo de Petrolina”, afirma a nota.
Confira a nota completa:
A respeito das críticas indevidas do vereador Ronaldo Silva, a Prefeitura de Petrolina esclarece que o diretor-presidente da ARMUP, Rubem Franca, exerce seu trabalho com absoluta legitimidade e ética. O gestor apenas cumpre o seu papel ao fiscalizar de forma permanente as irregularidades e maus serviços da Compesa, algo que em grande parte dos casos é proveniente de denúncias da população que sofre com falta de água todos os dias.
Rubem Franca não tem qualquer irregularidade ao longo de todos os anos a frente da ARMUP.
Primeiro ponto a ser esclarecido: desde que foi nomeado, em 2018, Rubem nunca desenvolveu nenhum projeto para condomínios ou a iniciativa privada durante esse tempo justamente em respeito à ética profissional que lhe marca todos os anos de serviço à população.
Sua atribuição legal é fiscalizar os serviços de água e esgoto, que atualmente estão sob a responsabilidade da Compesa. A lei municipal não determina que sua atuação possa se estender a outros temas como energia elétrica.
Rubem Franca é engenheiro civil com foco em saneamento desde 1978. Não responde a nenhum processo judicial e tem uma carreira incontestável do ponto de vista moral e técnico. Entre os anos 2004 e 2008 nas gestões de Fernando Bezerra e Odacy Amorim e de 2018 até hoje exerce cargos servindo ao povo de Petrolina na esfera pública. Ainda é professor aposentado do Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano.
Não apenas Rubem Franca, mas toda a equipe da ARMUP está a disposição para quaisquer esclarecimentos, bem como, seguirá cumprindo sua missão de combater qualquer irregularidade ou ineficiência por parte da Compesa ao povo de Petrolina.