Prefeitura de Petrolina reforça a importância da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus

0

Após o recebimento de uma nova remessa da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, para completar a imunização de mais de seis mil pessoas em Petrolina, a prefeitura montou uma força-tarefa para aplicação imediata dessas doses. Em apenas dois dias foram aplicadas 3.489 vacinas, restando 2.771 pessoas para completar o ciclo vacinal.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde e especialista em Saúde Pública, Marlene Leandro, reforça que é importante buscar a segunda dose para completar o ciclo imunológico, porque a eficácia prometida pelos laboratórios foi determinada a partir de estudos e testes com duas aplicações do imunizante.

“A primeira dose da vacina irá fazer com que o sistema imunológico reconheça o antígeno, mas é a segunda dose que irá impulsionar a resposta imunológica eficiente na produção de anticorpos para combater o vírus. Além de aumentar a proteção contra a Covid-19″, afirma Marlene Leandro.

A secretária ainda reforçou que, além da vacina contra a Covid-19, muitas outras que estão no calendário de imunização precisam de mais de uma dose para proteger corretamente o organismo. “Lembramos também que dose tomada é dose válida, ou seja, se faltou alguma dose de alguma vacina, a pessoa deve procurar um posto de saúde próximo para dar continuidade ao esquema vacinal. Não sendo necessário recomeçar todo o sistema de vacinação. Esse conhecimento da literatura se aplica também a vacina contra o coronavírus. Assim, se tiver com a vacina em atraso, é só procurar um polo de vacinação e completar o esquema”, concluiu.

Segunda dose da CoronaVac

Idosos com 64 anos podem se dirigir a Escola Municipal 21 de Setembro, no bairro José e Maria; os idosos com 63 anos estão sendo imunizados no SESI, na Vila Mocó; já os idosos com os 60, 61 e 62 anos devem procurar o polo do Centro do Idoso Vó Pulú, na Vila Eduardo. Por meio de drive-thru, que está localizado na Avenida Principal da Vila Eulália, todas as faixas etárias de pessoas idosas poderão ser imunizadas. Para os profissionais de saúde, estão reservadas as salas 16, 17, 23 e 25 do bloco de aulas, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

A programação muda a partir de quarta-feira (23), quando os idosos de qualquer faixa etária, poderão ir para o SESI, na Vila Mocó, ou ao drive-thru da Vila Eulália para serem vacinados. Para os profissionais de saúde, o atendimento continua aberto apenas na sala 16, do bloco de salas, da UNIVASF.