As vagas de estacionamento prioritárias são fundamentais para garantir acessibilidade, inclusão e respeito aos direitos das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos. Para assegurar o uso correto desses espaços, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), orienta os cidadãos sobre a necessidade de emitir a credencial especial de estacionamento.
A emissão da credencial pode ser feita presencialmente no guichê da AMMPLA, localizado no Expresso Cidadão, no River Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para solicitar, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência. No caso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida – inclusive gestantes –, é obrigatório também apresentar laudo médico. Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também têm direito à credencial.
O documento é gratuito, retirado na hora e permite que o beneficiário utilize as vagas exclusivas em estacionamentos públicos e privados. A credencial é vinculada à pessoa, não ao veículo, podendo ser utilizada em diferentes automóveis sempre que o titular estiver presente.
A AMMPLA reforça que estacionar indevidamente em vagas prioritárias é uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até remoção do veículo.
Texto: Assessora de Comunicação da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA)
Fotos: Deivid Menezes