Como forma de repetir o sucesso do último ano, a prefeitura preparou o esquema de segurança para o Carnaval de Petrolina 2023. A festa carnavalesca, realizada entre os dias 18 a 21 de fevereiro, vai contar com o suporte das instituições que integram o Sistema de Segurança Pública Municipal, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA); e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), através da Guarda Civil Municipal (GCM). Diversos profissionais vão atuar durante todo o período para garantir uma festa tranquila para a população.
Em cada dia de folia, a GCM vai atuar com 42 guardas a pé e nove viaturas nos três polos, na Orla, praça 21 de Setembro e Multicultural Matingueiros. A ideia é desenvolver um trabalho preventivo, que vai contar com a parceria da Polícia Militar (PM) e vai disponibilizar 120 policiais, como explica o secretário executivo de Segurança Pública, Marcondes Inácio.
“A ideia é coibir quaisquer ações criminosas de modo a garantir e transmitir a sensação de segurança ao público, dentro e fora da área da festa. Ao mesmo tempo que haverá um suporte da PM na parte interna do pólo, a Guarda Civil irá agir na área externa com abordagens a veículos e pessoas, além de rondas ostensivas nas ruas adjacentes dos polos”, informou Marcondes.
Enquanto isso, o setor de Disciplinamento Urbano irá dispor de três fiscais e uma viatura em cada dia de festa. Já o SAMU, vai estar de plantão nos polos com uma ambulância e equipe composta de socorrista e motorista. A AMMPLA vai atuar com seis viaturas, oito motocicletas e cerca de 35 agentes e fiscais de transportes, que devem garantir a segurança de trânsito nos quatro dias da festa de momo.