Após levantamento feito depois das últimas chuvas registradas em Petrolina, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) identificou diferentes pontos de alagamento na cidade. A situação mais complexa ocorreu no bairro Jatobá, onde a água ficou empoçada.
Dessa forma, a prefeitura municipal informa que já possui um projeto, recém-contratado, que prevê a solução de controle e drenagem da lagoa de água pluvial localizada no bairro Jatobá. Também está sendo elaborado um plano de urbanização e revitalização da referida lagoa. No entanto, para que seja realizada qualquer intervenção no local, faz-se necessária a conclusão da obra de saneamento da bacia do Jatobá, que vem se arrastando desde 2017, sob a responsabilidade da Compesa, e que iria auxiliar em situações como a registrada.
A gestão ressalta que a não conclusão desses serviços de saneamento contribui, inclusive, para a elevação do nível da lagoa, principalmente no período chuvoso, como foi registrado no último fim de semana.
Além dos serviços de manutenção realizados na lagoa, vale ressaltar que o município está em fase de assinatura de contrato com uma empresa que irá elaborar os estudos de macrodrenagem e microdrenagem (Plano Diretor de Drenagem), trazendo solução ampla para os problemas existentes nas Bacias Hídricas, nas quais são registradas inundações.