A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizará um novo planejamento para ampliar diálogo com ambulantes e melhorar a mobilidade e o ordenamento urbano na área central da cidade. A operação seguirá as normas estabelecidas no Código de Postura do município e paralelo ao trabalho de fiscalização, servirá para mapear áreas ocupadas indevidamente.
O titular da pasta, César Miller, ressalta que a prefeitura não é contra o trabalho informal, visto que esses trabalhadores também pagam seus impostos, mas há a necessidade de um reordenamento para que o direito de ir e vir não seja prejudicado. “Entendemos a necessidade dos ambulantes em querer trabalhar, ganhar seu sustento, mas desde que o seu negócio não atrapalhe a mobilidade das pessoas. A secretaria tem recebido inúmeras reclamações de empresários e transeuntes, que não conseguem andar por algumas calçadas ou entrar em estabelecimentos, tamanha é a concentração de bancas e produtos nos passeios. Nossa intenção é conversar, agir sem excessos e encontrar uma solução que beneficie a todos”, garante o secretário.
O objetivo da iniciativa é aproximar e fortalecer a parceria entre poder público, ambulantes e sociedade, por meio de uma gestão humanizada, reforçando que tudo será feito com base nas leis que regulam o uso e ocupação do solo. A continuidade dessas ações será feita com o direcionamento dos fiscais nos principais pontos críticos do centro, com orientações que seguem o Código de Postura.
“Não haverá excessos e tampouco levar os trabalhadores a situações vexatórias. A gestão Suzana Ramos está imbuída em dar uma atenção especial a esses trabalhadores. É entender as dificuldades, e trabalhar em conjunto para levar mais dignidade para essas famílias”, finaliza César.