A Prefeitura de Petrolina iniciou na manhã desta terça-feira (26) a ‘Operação Acolhida’ com objetivo de identificar pessoas em situação de rua e encaminhá-las ao Centro Pop para que as mesmas possam utilizar o equipamento e conhecer as atividades do local. A ação acontecerá durante toda a semana e será coordenada em conjunto pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), Secretaria Executiva de Segurança Pública e pela Guarda Municipal.
As equipes da prefeitura saíram cedo para iniciar a conversa com as pessoas em situação de rua e a ida ao Centro Pop foi aceita por muitos deles. “Retomamos essa ação para que a gente possa fazer o recadastramento deste público, entender quais as necessidades de cada um deles e levar aqueles que ainda não conhecem a conhecer o novo espaço do Centro Pop e fazer parte da rede de assistência que temos. Como esta situação é intersetorial, a presença da Guarda Municipal é importante porque eles procuram averiguar denúncias de pontos de droga, além de coibir algum tipo de violência”, explica o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção.
Após levar as pessoas em situação de rua ao Centro Pop, a equipe fez os encaminhamentos necessários como assistência social, saúde, apresentou as atividades realizadas no local e reforçou os serviços que são ofertados. “Nós entendemos que cada pessoa é individual e que cada um deles, tem necessidades diferentes, por isso, procuramos fazer a entrevista para saber o que levou a ela a morar na rua, procuramos ver se tem família, tentamos restabelecer esse laço afetivo, ou auxiliamos com a passagem caso a pessoa queira voltar para sua família, enfim, vemos caso a caso a situação deles”, pontua o titular da pasta.