Prefeitura leva iniciativa de escuta e acolhimento para a Orla de Petrolina

0

Na noite dessa quinta-feira (25), a Orla de Petrolina se transformou em um espaço de cuidado e acolhimento. Profissionais do Núcleo de Prevenção à Violência e Acidentes e do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), da Secretaria de Saúde, realizaram uma ação dentro da programação do Setembro Amarelo, levando escuta, orientação e até abraços grátis para quem passava pelo local. A ação contou também com a parceria da faculdade FESN, que levaram testagem rápida, aferição de pressão e teste de glicemia. 

Entre os atendidos estava Janaina Afonso, que mora em Recife e está em Petrolina a passeio. Ao avistar os cartazes da equipe, ela decidiu se aproximar. “Eu estava passeando com uma amiga, vi os serviços e me chamou a atenção o cartaz do abraço grátis. Às vezes é só isso que nós precisamos. Hoje saí para caminhar porque estava com muita ansiedade e encontrar esses profissionais me encheu de alegria. Ouvir deles que eu sou importante me trouxe esperança”, contou a dona de casa emocionada.

A ação também surpreendeu a aposentada Maria das Graças Carvalho, que destacou a relevância do momento. “Sem dúvidas, é muito importante ouvir as pessoas aqui na Orla. São inúmeras realidades e, muitas vezes, só precisamos de iniciativas como esta. Parabéns a todos os envolvidos”, disse.

A atividade reforçou a importância da escuta ativa e da empatia como formas de fortalecer a saúde mental e promover o bem-estar coletivo.

_______

Texto:Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde

Fotos: Ayrton Latapiat