O final de semana foi marcado por muitas ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, que ofertou um Dia D de mobilização social. A ação teve o objetivo de orientar a população sobre os cuidados com as doenças causadas pelo mosquito e eliminar eventuais criadouros ou situações de risco para acúmulo de água.
No domingo (4), mais de 60 agentes de endemias e saúde visitaram a comunidade do N7, percorrendo as residências e realizando vistorias, orientações e entrega do hipoclorito (composto utilizado para purificar a água para consumo humano). Já no sábado (3), foram vistoriados os bairros que tiveram notificação com casos suspeitos de dengue: Areia Branca, Jardim Petrópolis, Cohab Massangano e Dom Malan.
Essas atividades têm o intuito de intensificar o trabalho que já é realizado no município contra o Aedes aegypti, já que o cenário epidemiológico no Brasil é que se tenha um aumento no número de casos da doença em 2024.
Dicas de Prevenção
– Manter caixas d’água tampadas ou vedadas;
– Guardar garrafas e vasilhas com a abertura virada para baixo;
– Limpar vasilhas de comida e água de animais;
– Usar repelente corporal, telas nas portas e janelas das residências e mosquiteiros;
– Eliminar recipientes que possam acumular água;
– Limpar ralos, uma vez por semana, com uso de água sanitária;
– Não acumular pneus ao ar livre e descartá-los em locais adequados;
– Manter pratinhos de vasos de plantas com areia.