Até a manhã desta sexta-feira (03), o acumulado de chuva em Petrolina já soma 58 milímetros (mm), a média climatológica para o mês é de 46,5mm, ou seja, a estimativa foi superada em 12h. Os dados foram registrados nos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e da Prefeitura Municipal. As precipitações não resultaram em registro de ocorrências graves através do serviço emergencial 153, da Defesa Civil, órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs).
Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino, há expectativa de que a chuva persista até o domingo (05). “As previsões dos centros de meteorologia indicam maior incidência de chuva para o turno da noite, com diminuição no período do dia. Monitoramos as atualizações dos serviços especializados para adotar as providências que sejam necessárias à prevenção de riscos”, frisou.
Ainda de acordo com José Welton de Aquino, a chuva tem ocorrido de forma distribuída e não gerou impactos expressivos. “Mantemos as equipes em atenção, especialmente nas áreas de riscos. Atuamos de maneira integrada com os demais órgãos da gestão municipal para redução de riscos e rápido atendimento das demandas que possam surgir”, acrescentou o coordenador.
Serviço de Alerta
O acesso aos alertas pode ser realizado através do serviço SMS 40199, para isso é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.
Além disso, também é possível ter acesso às informações através dos aplicativos de mensagens como: Telegram (baixa o aplicativo e pesquisa @defesacivilbrbot) e WhatsApp (cadastra o número (61) 2034-4611 e envia um simples “Oi”). Para conseguir receber as mensagens, o usuário deve fazer um cadastro prévio.
Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade