Com um trabalho de planejamento e antecipação, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a fase de implantação e organização dos fluxos para atendimentos e apoio da rede para atender crianças, jovens, adultos e idosos que venham a sofrer com sintomas respiratórios. Isso será feito através da Estrutura Analítica do Plano Municipal de Contingenciamento das Doenças Respiratórias Sazonais.
Durante o encontro, foram abordados diversos pontos essenciais para o enfrentamento das doenças respiratórias, que tendem a se intensificar em períodos chuvosos e nas transições entre o verão e o outono. Foram discutidas ainda estratégias para promover a prevenção das doenças respiratórias, a equipe também fez uma análise da capacidade de atendimento da rede de saúde durante períodos de alta demanda, calendário de campanhas de vacinação e como o município pode realizar o abastecimento e oferta de medicação para tratar os casos leves e moderados das doenças respiratórias.
Outros pontos essenciais apresentados no encontro foram: Estabelecimento de mecanismos para rastreamento de casos de doenças respiratórias, através de unidades de saúde, hospitais e centros de testagem; Acompanhamento de casos suspeitos e confirmados: Implementação de protocolos para a detecção precoce e isolamento de pacientes com sintomas respiratórios; Ampliação da Rede de Atendimento e Capacitação dos profissionais de saúde.
Essa iniciativa fortalece a rede de atenção à saúde, seja ela básica ou especializada e chega a população que precisa dos serviços com mais qualidade, fluidez e acessibilidade com um tempo de resposta mais imediato, evitando agravos das doenças e complicações.