A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vem desenvolvendo por meio das equipes de saúde da família, ações voluntárias de educação em saúde bucal para a população mais vulnerável do município. Nessa segunda-feira (11), a equipe multidisciplinar que atua na UBS Hildo Dinis da Silva, localizada no N8, levou serviços e atendimento de saúde para os usuários da ONG Ajudar.
Na ocasião, 36 internos em tratamento de dependência química assistidos pela ONG, receberam atendimento e informações sobre hábitos saudáveis, escovação supervisionada, avaliação de lesões de boca e aplicação de flúor. O ato voluntário, fez menção aos cuidados da saúde da boca, uma vez que o público alvo atendido na ONG é de pessoas que fizeram ou fazem o uso abusivo de substâncias psicoativas como o álcool e outras drogas.
O câncer de boca está entre os mais registrados no Brasil, principalmente na população do sexo masculino. O país apresenta a maior taxa de incidência da América do Sul, de 3,6 casos por 100 mil habitantes, e a segunda maior taxa de mortalidade, de 1,5 morte por 100 mil habitantes. A ação também contou com rodas de conversas e informações sobre o Novembro Azul, campanha que chama a atenção para a prevenção do câncer de próstata.
————-
Assessora de Imprensa da Secretaria de Saúde