Com o avanço do número de casos da Covid-19 no Brasil, a gestão pública decretou diversas medidas na tentativa de achatar a curva de progressão da doença no país. Em Petrolina, a prefeitura adotou as primeiras há quase 20 dias e, desde então, a equipe de fiscalização da prefeitura está trabalhando 24h por dia para garantir o cumprimento das determinações que visam, principalmente, evitar a aglomeração de pessoas, como orienta a Organização Mundial de Saúde.
Diversos canais para denúncias foram disponibilizados para população e, diariamente, centenas são recebidas. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giovanni Costa, em um só dia a Central de Atendimentos chegou a receber mais de 800 chamadas.
“Petrolina é uma cidade grande em extensão territorial e populosa, com cerca de 350 mil habitantes. Infelizmente, nossa fiscalização não consegue chegar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas todas as denúncias estão sendo incluídas no cronograma para verificação. Reforçamos o pedido para que os decretos sejam cumpridos, para que nossas medidas de prevenção sejam eficientes”, orienta.
Entre as principais medidas praticadas pela atual gestão municipal, estão: o fechamento do comércio e do shopping, suspensão das aulas e das atividades nos Centros de Convivência do Idoso, limitação no número de pessoas que podem entrar em supermercados ao mesmo tempo, além do fechamento de bares e restaurantes – que podem funcionar apenas com o serviço de entrega. Foi identificado que o maior número de infrações foi relacionado à abertura de bares e às aglomerações em filas de supermercados e bancos, lembrando que a OMS recomenda a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas.
Colocar em risco a saúde pública é crime, passível de multa e prisão. A população pode fazer denunciar o descumprimento dessas medidas pela Central de Atendimento da Secretaria Executiva de Segurança Pública, 153 ou (87) 98106-7310 (WhatsApp), e pela Ouvidoria Municipal, no 156 ou (87) 99190-7475 (WhatsApp).